Conforto, sofisticação e segurança de um iate sustentável
A MCP Yachts apresenta seu novo projeto, o veleiro Full aluminum Global Exp 66. A motivação dos engenheiros Damien Chaves e Manoel Chaves, duas gerações de velejadores apaixonados pelo mar, é a criação de um conceito de Yacht sustentável, que possa proporcionar conforto e segurança para navegação em todos os mares do planeta. O Global Exp. 66, desenvolvido pelo MCP TEAM, reúne tudo isso. O conforto, sofisticação e segurança de um iate MCP com o espírito dos velejadores aventureiros.
O casco em alumínio naval (liga 5083 H116 – material certificado pelo Lloyd’s Register de Londres) é extremamente leve e robusto, infinitamente durável, não é inflamável, não absorve água e possui rigidez até 10 vezes superior à um casco de fibra de vidro com o mesmo peso agregado. Marcenaria inteligente, com estruturas de material compósito de baixa densidade garantem leveza e colaboram com o alto desempenho deste super veleiro. Outro grande diferencial é a compartimentagem estanque na praça de máquinas e no pique tanque de vante.
Raised Salon com Pilot House
Navegação tranquila em climas inóspitos. O Raised Salon permite a inclusão de um Pilot House no conforto e calor do salão principal, com vista panorâmica para o mar e comandos de piloto automático, eletrônicos de navegação, manete de motor e guincho de âncora.
Cockpit e Doghouse
O cockpit é central, o que estrategicamente proporciona amplidão imbatível no camarote de popa e configura a região da praça de máquinas como área técnica reservada. Todas as adriças e escotas são acessíveis e manobráveis no interior do cockpit. O doghouse rígido dispensa a fragilidade e baixa durabilidade das capotarias. Toda a superestrutura de alta leveza e rigidez permitem acesso integral e confortável à retranca.
Camarote Suíte de Popa
Com pé direito de até 2,10 metros, este camarote máster possui mesa de escritório, sofá, diversos e espaçosos armários e um enorme banheiro. Em sua antepara estanque de ré, uma grande janela proporciona vista integral para o mar com a plataforma de acesso na popa rebaixada. Um espetáculo!
Camarote Suíte de Proa
Tão grande é o espaço que, poderia muito bem ser considerado como cabine máster em qualquer veleiro deste porte. Gaiutas no banheiro, no teto do living e janelas laterais, proporcionam grande luminosidade assim como uma visão externa privilegiada.
Camarotes de Meia Nau
Configuram-se como dois novos espaços proporcionados pela técnica da concepção do Raised Salon. Surgem a bordo como aconchegantes camarotes de meia nau com vista privilegiada para o mar. Da espaçosa cama de casal ou do sofá rebatível destes ambientes, a vigia do costado transfere toda a amplidão do exterior. Se desejado pelo cliente, o camarote de bombordo poderá ser convertido em local de armazenamento de peças e equipamentos dependendo do conceito da navegação (cruzeiros na costa com a família ou em grandes travessias). Existe também a opção deste espaço ser reservado para suíte da tripulação.
Quilha Pivotante/Swing Keel
O mecanismo pivotante hidráulico ocupa pouquíssimo espaço na linha de centro do porão. O acesso é facilitado por cima no estrado do salão e pelas laterais nas paredes dos camarotes de meia nau. A quilha retraída proporciona calado mínimo de 1,9 m e garante proteção ao conjunto propulsivo e lemes. O sistema possui grande robustez mecânica, hidráulica e estrutural projetada para ampliar a segurança na aproximação de baixios.
Área Técnica de Eletrônicos
Uma área com ventilação controlada reservada aos eletrônicos de navegação, carregadores de bateria e sistemas de monitoramento. O intuito é de garantir um ambiente ideal para a conservação dos equipamentos mais delicados do seu barco. Facilidade de acesso e manutenção, longevidade para todos os componentes.
Praça de Máquinas
Mais um diferencial neste projeto, a praça de máquinas tem muito espaço e pé direito único para um veleiro deste porte. Com acesso lateral por uma porta estanque de atracadores manuais, esta área é totalmente isolada com estanqueidade garantida por anteparas estruturais consolidadas ao casco. Ventilação e exaustão dutada e isolamento térmico e acústico não inflamável proporcionam navegação a motor silenciosa e segura. Em caso de incêndio também a extinção é imediata enquanto os demais compartimentos da embarcação continuam intactos.
Especificações:
Comprimento de casco (sem o gurupés): 20.10 m / Boca máxima: 5,50 m / Comprimento de linha d’água: 20 m / Calado: mín. 1,9 m – máx. 4,15 m / Material do casco: Alumínio 5083 H116 / Material de casaria: Alumínio / Composite / Deslocamento leve: 30.6 ton. / Deslocamento carregado: 36.1 ton. / Capacidade de óleo diesel: 2.640 litros / Capacidade de água doce: 2.370 litros / Motorização: Yanmar 4LV 170hp ou Volvo D40 -180 HP + 2 manetes eletrônicas / Gerador: Cumins Onan 220V 13.5 kW / Sistema de Piloto Automático: Simrad / Aquecedor de água 220VAC e através de troca de calor com o motor. / Quilha pivotante – Swing Keel -material: AISI 304 L – lastro em chumbo / Catracas: Harken ST60 e St70 Winchs / Eletrodomésticos: Standard Sistema carregador-inversor de baterias: Mastervolt
Eletrônicos de navegação:
Simrad – Radar, GPS – 2 X Chartplotters (1 salão/1 cockpit) / 2x depth and speed sensor display / 2x wind stations display / VHF/AIS
Mastro e Velas:
Mastro e retranca de alumínio / I: 24,4 m / E: 8,7 m / P: 24,2 m / J: 6,78 m / ISP: 27 m / TPS: 8,4 m / Comprimento dos estais de popa: 29,4 m
Plano de Velas:
Code 0 (Opcional): 187 m² / Staysail (Opcional): 62 m² / Genoa: 100 m² / Mainsail: 117 m²