Fomos descobrir mais sobre o serviço de Survey Náutico, muito comum fora do Brasil, mas ainda começando por aqui.

O termo Survey, numa tradução simples, significa estudo, sondagem, levantamento, revista, inspeção, enquete, perícia, exame, panorâmica. É um serviço muito utilizado em grandes centros náuticos industriais internacionais. Mas por aqui uma ou duas empresas oferecem para embarcações de lazer. Pesquisando na internet encontramos apenas duas: a Set Sail e a Kekomar, do José Moura, nosso parceiro de conteúdo aqui da Perfil Náutico.

A equipe da Perfil conversou com o Keko para entender mais sobre essa especialidade. Veja abaixo como foi o bate-papo e porque é um importante serviço para a saúde de sua embarcação.

PN – Como funciona este serviço mais exclusivo que você oferece?

Keko – Aqui no Brasil sou um dos pioneiros a implantar esse serviço, voltado às embarcações de esporte e recreio. Adapto a técnica para pesquisar e confrontar a situação atual dos equipamentos, a instalação e o funcionamento em comparação com o padrão estabelecido pelo fabricante. Meu trabalho é fazer uma Inspeção minuciosa, com olhar técnico, avaliando o barco no todo. Com isso pode-se visualmente identificar os desgastes sofridos tanto pelo ambiente a que é exposto quanto pelo uso inadequado ou incorreto dos equipamentos. O intuito é desacelerar o processo de desgaste do barco e prevenir consideravelmente o número de problemas.

PN – Como é feita a conclusão do Survey?

Keko – O objetivo principal do Survey é a criação de um relatório com reporte fotográfico. Especificamos cada problema e suas possíveis soluções sempre em caráter técnico e objetivo. Com isso é iniciado um gerenciamento da manutenção preventiva com a periodicidade adequada a cada cliente.

Serviço de Survey Náutico

PN – Qual a vantagem que o dono do barco tem ao fazer um Survey?

A principal vantagem é o conhecimento detalhado de sua embarcação e sua real situação evitando situações desagradáveis surpresa ao usufruir de seu barco. Além de identificar e corrigir a utilização correta dos equipamentos a bordo. Fazer a utilização do barco com total segurança através do conhecimento técnico adquirido. Usufruir o Poder usufruir o bem em sua totalidade tendo o conhecimento do que o produto pode lhe oferecer.

PN – De onde surgiu a ideia de criar esse tipo de serviço mais personalizado?

Keko – Durante meus quase 20 anos no ramo náutico nunca encontrei alguém ou uma empresa que abordasse os problemas de uma embarcação em sua totalidade. Há muitos profissionais indicados para um equipamento específico, mas não com a visão geral que o Survey exige. Somando toda minha experiência dentro das empresas náuticas, percebi que o mercado náutico gritava por uma solução para esses problemas cotidianos que entendiam qualquer proprietário de embarcação. Nesse momento entendi que deveria voltar meu foco para esse nicho do mercado e através de meu conhecimento proporcionar aos meus clientes o prazer de navegar com segurança e prevenção.

Resumindo, o objetivo principal do Survey é reunir informações para detalhar e reunir todos os problemas existentes no barco. E depois apresentá-los de forma clara a ser entendido e utilizado pelo responsável ou proprietário da embarcação. As informações são seguidas através de um Check list desenvolvido e aperfeiçoado para cada cliente, pois cada embarcação é única e exige um Survey personalizado.

Serviço Kekomar:
Newton de Souza 48- centro – Guaratuba/PR
Fone: 41 3442 6423 – kekomar@gmail.com

Veja também como saber se seu barco está pronto para navegar! Checkist náutico, clique AQUI.


 

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