Já que estamos falando de um dos maiores eventos esportivos do mundo, claro que não poderiam faltar fatos curiosos.
Da quantidade de calorias queimadas até a maior onda registrada, confira a nossa lista de curiosidades desta incrível competição!
– Dois membros da tripulação atuam como médicos de bordo. Treinados para limpar as vias aéreas, aplicar molduras e moldes de gesso. Realizar a sutura da pele, inserir fluídos intravenosos e odontologia.
– Cerca de 1.000 pessoas trabalham na regata, incluindo organização, equipes, cidades anfitriãs e partes interessadas.
– A tripulação segue ciclos de três ou quatro horas, conhecidos como sistemas de turnos – dependendo do número de tripulantes a bordo. Mas isso não significa que a equipe não será interrompida quando estiverem fora do serviço. Qualquer mudança ou manobra de vela importante pode exigir toda a tripulação no convés.
– Os velejadores queimam de 5.000 a 6.000 calorias por dia. Mesmo assim, os velejadores relataram perder até 11kg em apenas uma perna da regata. A dieta consiste principalmente em refeições liofilizadas, altamente caloríficas, mais lanches regulares e aumentos de vitaminas.
– A máquina que fabrica água a bordo pode produzir 50 litros de água potável por dia – se quebrar, pode ser um problema sério se a equipe não puder repará-lo. Somente a chuva traz o luxo de tomar um banho.
– A altura máxima de onda registrada na regata foi na edição 2011-12 com 16,3 metros, registrada pelo CAMPER durante a primeira etapa para a Cidade do Cabo.
- Cuidado com os oceanos será o grande tema da Volvo Ocean Race Itajaí
- Veleiros mais modernos do mundo: Saiba como é o barco da Volvo Ocean Race