O iate de luxo MCP 120 Seaview começou a sair do papel em novembro de 2017. A previsão é que esteja à disposição do privilegiado proprietário no verão do ano que vem.
O estaleiro brasileiro MCP Yachts começou a construir grandes iates no final dos anos 80, em Santos, primeiro em aço e depois em alumínio. Para colocar nas águas no verão de 2019 um mega iate de 120 pés, assinou uma parceria com a Vripack, uma empresa de design de iates, arquitetura naval e estúdios de engenharia holandesa.
PARA TODA FAMÍLIA E MUITO MAIS
O projeto do barco de 36,5 metros de comprimento foi desenvolvimento em conjunto entre a MCP e a Vripack durante três anos. O primeiro cliente é da América do Sul, e expressou claramente o que desejava: um barco para ele e sua família aproveitarem ao máximo o ambiente a bordo. Ele frisou que tem uma família grande e que todos gostam de estar no barco ao mesmo tempo.
Essa, aliás, é uma característica bastante particular do consumidor brasileiro, que costuma utilizar seus iates de luxo de maneira muito diferente dos europeus, viajando com grandes grupos de amigos e com suas famílias completas, contando com filhos, netos, avós e assim por diante.
O MCP 120 Seaview é um mega iate perfeito para qualquer rota costeira em relaxantes cruzeiros familiares, ou transoceânica em viagens para os pontos mais externos do planeta. O seu layout foi desenvolvido sob medida para atender as necessidades do primeiro cliente, com grandes espaços abertos e amplas áreas de estar envidraçadas internas e externas, unindo o clássico e o moderno.
A privacidade foi outro ponto exigido, com um planejamento onde o acessos por escadas e corredores de circulação da tripulação não interferisse na intimidade dos passageiros.
O ÚLTIMO ANDAR
Começando pelo andar de cima, o flybridge é perfeito para uma bela experiência gastronômica, contando com uma grande mesa, sofás, poltronas e muito conforto. A parte de trás conta com grandes solários para descanso e banhos de sol. E por uma escada a boreste da sala de comando, no convés logo abaixo, há um lounge envidraçado com direito a uma privilegiada visão frontal para o mar.
DECK SUPERIOR
O terceiro andar, o chamado deck superior, foi criado para ser uma grande área de convívio entre todos os passageiros, com ambientes internos e externos.
A área externa possui um grande sofá e poltronas. É separada por portas de acionamento automático do ambiente fechado. Internamente encontramos o lavabo, dois sofás em “L”, um em “C”, mesa para computador e poltronas. Enormes vidraças dão vista panorâmica para o mar. Na proa há um sofá externo e um terraço para desfrutar da brisa do vento e do sol.
A bombordo meia nau fica o posto de comando, onde a tripulação fica em um ambiente particular e discreto, com acesso por escadas e portas independentes.
CONVÉS PRINCIPAL
No salão principal, logo na entrada pela popa há uma grande mesa que acomoda até 12 pessoas para refeições ao ar livre. Na área interna o salão tem uma dimensão que permite diversas configurações, com a área de serviço separada a bombordo.
A meia nau estão as três suítes, duas para os hóspedes com janelas panorâmicas. Ao fundo do corredor está a suíte master do proprietário que toma todo o volume do costado, com enormes janelas, closet a bombordo e banheiro.
CONVÉS INFERIOR
No convés inferior, há duas suítes com janelas panorâmicas para o mar. Alojam dois casais em um ambiente totalmente separado da tripulação. Há hall privativo e escada de acesso para o convés principal.
Na popa há uma área de ginástica e compartimentos para guardar materiais de mergulho, pesca, entre outros. Os jet skis ficam em um compartimento fechado de proa. O bote de apoio, de cinco metros e motor de 130 HP, está posicionado mais a frente. Seguindo sempre regulamentos de segurança internacionais para embarcações transoceânicas.
A casa das máquinas está em um ambiente climatizado e anti ruído. O acesso se dá por um corredor de vidro com visualização dos equipamentos.
ÁREA DE SERVIÇO
À meia nau a bombordo está a espaçosa cozinha. Não faltam armários e despensas para armazenar os insumos para um grande cruzeiro. Esta área, com a lavanderia, permite que os tripulantes tenham circulação sem interferir nas áreas sociais. Há também espaço de lazer para tripulação, com três suítes para os tripulantes e camarote do comandante.
NAVEGAÇÃO
A MCP e a Vripack projetaram um casco que permite um nível muito alto de conforto, mesmo em condições climáticas adversas. Mantendo-se suas características de semi-planagem. Isso proporciona um longo alcance de destinos de navegação em menos tempo.
O MCP 120 Seaview será impulsionado por dois motores Caterpillar C32 de 1.925 MHP cada. Juntamente com o casco especialmente projetado, oferecem uma velocidade máxima de 21 nós e uma autonomia de 3.500 milhas náuticas. A velocidade econômica é de 10,8 nós, quando os motores consomem 88 litros de combustível por hora.